segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

TIANGUÁ E MAIS 32 MUNICÍPIOS CEARENSES RECEBERÃO SELO DE CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL

O Governo do Estado do Ceará através do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM), entrega nesta quarta-feira (22), o Certificado Selo Município Verde a 33 municípios cearenses. Dos 184 municípios existentes no Estado, 137 foram inscritos para participar da Certificação. Destes, 33 atingiram ao último nível da avaliação “in loco”, já que estas cidades obtiveram Índice de Sustentabilidade Ambiental (ISA), suficiente para ensejar avaliação no local.

O Selo Município Verde está na sua 7ª edição e desde que a premiação foi instituída, nenhum município cearense atingiu a Certificação Selo A. Na premiação deste ano, 12 cidades atingiram a categoria “B”: Caucaia, Crato, Crateús, Croatá, Cruz, Fortaleza, General Sampaio,Itaitinga, Maracanaú, Novo Oriente, Pacoti e Sobral.

Os demais municípios, num total de 21, conseguiram obter o Selo categoria “C”. São eles: Acaraú, Barreira, Bela Cruz, Ibiapina, Missão Velha, Pacatuba, Apuiarés, Jardim, Campos Sales, Beberibe, Várzea Alegre, Massapê, Quixeramobim, Ocara, Juazeiro do Norte, Icapuí, Morada Nova, Lavras da Mangabeira, Itarema, Maranguape e Tianguá.

A solenidade de entrega dos certificados ocorrerá no dia 22 próximo, às 18h30min, no Seara Hotel (Avenida Beira Mar, 3080).

Fonte: Ceara Agora

3 comentários:

  1. Com tanta agressividade à Natureza, esgotos a céu aberto, montes de lixos em tudo que é sítio, buraqueira, sujeira, poluição de rios, ruas sem cesto para lixo, abate de árvores a torto e a direito, falta de reflorestação, construção do tratamento de água que provoca cheiros nauseabundos junto às novas escolas superiores na saída Tianguá/Viçosa, falta do mínimo de sensibilidade para o ambiente por parte dos responsáveis, como é possível atribuir um selo? Só se for o selo: de como não se deve tratar o ambiente!! Um selo castigador é o que alguém recisa e não de um selo que encobre a verdade!

    ResponderExcluir
  2. Meus votos são: que em Tianguá possa realmente existir um gerenciamento ambiental, com planejamentos econômico e técnico, visando a conservação e manutenção da nossa flora e fauna, enfim, uma política ambiental que contemple o município. Deus nos presenteou com esse belo patrimônio e precisamos conservá-lo, bem como lutar para que ele continue lindo, verde, exuberante, um lugar agradável para todos os seres. Gostaria de saber quais foram os critérios para a obtenção desse selo.

    ResponderExcluir
  3. Vejam no link: http://www.cearaagora.com.br/noticias/interior/municipios-cearenses-receberao-selo-de-certificacao-ambiental
    Dia 20/12/2010 - 09:21
    Municípios Cearenses receberão Selo de Certificação Ambiental. Como podem ver, a notícia foi em 2010. Tianguá foi classificado como categoria C. Nenhum município cearense recebeu o selo como categoria A (melhor categoria). E agora, pude ver os critérios para a obtenção do selo: Gestão Ambiental, Mobilização Ambiental e Desempenho Ambiental. Meus votos são de que Tianguá um dia receba o selo CATEGORIA A.

    ResponderExcluir